A COMIST atende o ramo de construção civil, preferencialmente as construtoras de imóveis residenciais, na região da Grande São Paulo. Seus produtos principais são chaminés para cozinhas e churrasqueiras de apartamentos.
O produtos da Comist são feitos especificamente por projeto e suas dimensões podem variar em diâmetro e extensão. Em seu antigo sistema, a cada nova venda, um novo cadastro de produto era realizado, ou seja, o cadastro de produtos era bastante extenso e dificultava a montagem de orçamentos.
Além disto, não havia integração de dados de faturamento com o Contas a Receber e, consequentemente, seu Fluxo de Caixa era "alimentado" manualmente, gastando-se muito tempo com retrabalho, o que acabava gerando insegurança.
Com o crescimento imobiliário que o país enfrenta nos últimos anos, o fluxo de trabalho na Comist também aumentou. Já não era possível obter dados para tomadas de decisão sem recorrer a várias planilhas eletrônicas e o tempo demandado, muitas vezes, não era mais aceito pelos clientes.
O maior desafio para a realização da implantação do ERP foi a execução do Cadastro de Produtos. A solução adotada foi a utilização de nomenclaturas básicas (5 ou 6 produtos principais) e a utilização do campo de descrição para anotação de características gerais, que serviriam mais tarde para a Ordem de Produção e a geração da NF-e (integrada com a SEFAZ-SP).