Fundado em 1994, o ISA tem como objetivo defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos, relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.
Para sua gestão administrativa, coordenar 78 projetos custeados por 34 financiadores se tornou uma tarefa difícil sem a utilização de um sistema integrado que pudesse garantir a segurança das informações. A única ferramenta utilizada, um instrumento flexível, mas não estável, era um conjunto de planilhas Excel, muito bem elaborado e relativamente integrado, que gerava dados para a contabilidade, tesouraria, controle orçamentário e análises de fluxo de caixa e também prestação de contas a financiadores, mas somente em regime de caixa, não atendendo o de competência. As alterações no Excel após o envio dos arquivos para a contabilidade não garantiam que as bases contábeis fossem atualizadas.
Com o objetivo de aperfeiçoar o sistema de informações para a gestão dos programas e projetos do ISA, fornecendo relatórios atualizados, instantâneos e precisos para os coordenadores e possibilitando análises, correções e controle dos projetos e prestações de contas em tempo hábil e segurança nas informações, o ISA optou pela utilização de um sistema de gestão integrado. Para tanto, o Instituto efetuou uma análise abrangente dos sistemas disponíveis no mercado. Para a tomada de decisão de qual solução adquirir foram levantadas as expectativas de cada uma das áreas envolvidas quanto ao sistema (contábil, financeira, comercial, administrativa, recursos humanos e informática) com o objetivo de obter consenso.