Case

CAEMA

A CAEMA é a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão. Uma empresa de grande porte responsável por toda a prestação de serviços de abastecimento de água e também de tratamento de esgoto que atua em todo o estado do Maranhão, sendo uma sociedade de economia mista que está vinculada diretamente ao governo do Estado.

Dificuldades & Necessidades

A empresa tinha dificuldade em relação aos fluxos de processos, que não eram integrados — isso porque eram feitos isoladamente em sistemas paralelos, dificultando principalmente a parte contábil e a centralização das informações.

Outra necessidade era a forma como as informações eram recebidas, sendo por arquivos diferentes de importação ou até mesmo via papel, de forma manual e sem praticidade, com a possibilidade de perder dados.

Tudo isso implicava em possíveis erros de digitação e também em retrabalho, o que acabava dificultando o controle dessas informações e também a confiabilidade delas.

Escolha & Decisão

A empresa começou a utilizar a solução da WK Sistemas pelo módulo de Contabilidade em meados dos anos 2000 e, aos poucos, foi expandindo para outros módulos, como Patrimonial, Financeiro, Compras, Estoque e Fiscal.

“Todo o processo de integração do sistema trouxe melhorias para o nosso fluxo, principalmente em questões processuais e até na economia de papel/impressão, visto que todas as informações estão no sistema. Tivemos vários ganhos.”

Waldener Junior

Coordenador de Contabilidade

Resultados & Benefícios

Foi pensando na melhoria da gestão empresarial que a CAEMA decidiu optar pela implantação de outras soluções da WK Sistemas, além da contábil que já possuía.

Essa decisão da implantação do ERP Radar Empresarial fez com que o controle em diversos setores da empresa fosse sendo automatizado e diminuísse a margem de erro na hora da digitação, além de ter muito mais confiabilidade.

Já no estoque foi possível ter controle melhor das entradas e saídas, além da integração dessas informações com a contabilidade, agilizando as conciliações. “Também tivemos ganhos com o sistema financeiro, visto que todas essas informações já são integradas com o módulo financeiro e já é possível fazer uma previsão de fluxo de caixa e de desembolso. Com o módulo de patrimônio, toda aquisição de bem já está sendo integrada na entrada do documento fiscal, desde a origem até o tombamento — antigamente levava questão de meses para essa informação chegar ao setor —, melhorando, assim, nosso controle”, conta Waldener Junior, coordenador de contabilidade da CAEMA.

Todo o processo de integração do ERP da WK foi o que levou a empresa a atingir melhorias significativas para o fluxo por inteiro, desde as questões de processos até a economia com papel e impressão.

Fonte: CSA-MA