Case

Emibra

A Emibra é uma empresa brasileira, fundada em 1974 e com grande experiência no setor de impressão gráfica para embalagens. Está situada em Suzano, cidade da Grande São Paulo, com cerca de 200 empregados. Utilizam o Radar Empresarial desde 2017, com os módulos Fiscal, Patrimonial, Conciliação Bancária, Contábil, IRPJ-Lalur, Importação de RPS/NFS-e de SP e 04 acessos simultâneos.

Dificuldades & Necessidades

Depoimentos de Sandra Borges – Contadora e Lúcio Tanikawa (Gerente de TI).

Trabalhávamos com outro ERP e ele tinha todo o processo integrado. Não tínhamos que integrar registros, mas contabilmente, do modo que estava era ruim, porque não era flexível a ponto de permitir a mudança dos históricos padrões.

Somos muito exigentes e criteriosos. Na mudança do software, alertamos os consultores da VISImax que nossa equipe era muito exigente e que algumas pessoas da equipe Emibra poderiam solicitar conhecimento elevado em Contabilidade e Fiscal dos consultores da VISImax. A mudança de sistema ocorreu no decorrer do ano. Pensávamos que seria mais difícil fazer a mudança pelo fato de não termos fechado o ano do exercício fiscal. Nossa maior preocupação era de não fechar o período e de não carregar os saldos de um mês para o outro. Como faríamos para uma declaração pesada de ECF? Como íamos carregar dois arquivos diferentes para a geração da obrigação?

Não mudamos o plano de contas, deixamos o mesmo. Tínhamos um grande desafio, pois tínhamos dois sistemas que já estavam com os planos iguais e teríamos um terceiro, o Radar Empresarial, com a máscara de plano de contas diferente.

Atualmente a Emibra utiliza um software para controle fabril, um para controladoria e um para recursos humanos. Há informação que sai de um software, vai para o outro e volta.

Fomos à vários eventos promovidos pela WK Sistemas e gostaríamos muito de ter outros módulos do sistema Radar Empresarial, mas o setor gráfico tem uma série de detalhes operacionais que são atendidos plenamente pelo sistema atual que é específico para nosso segmento. Mas nosso plano é adquirir futuramente os módulos de RH do Radar. Com o Radar Folha podemos reduzir o fluxo de troca de informações para apenas dois sistemas.

“Ganhamos tempo com o Radar. Antes seriam pelo menos de 5 a 7 horas para fechar os balanços. Com o Radar Empresarial fizemos isto de forma instantânea.”

Lúcio Tanikawa

Gerente de TI

Resultados & Benefícios

Fizemos o treinamento em cada módulo do sistema e já começamos a trabalhar. Muito simples! Não temos do que reclamar. O WK Report é muito fácil de utilizar e muito intuitivo. Você escolhe os campos e monta o relatório a partir das memórias dos módulos.

Os fechamentos contábeis são fáceis e rápidos. Importamos os registros do sistema fabril e pronto. Após as importações realizamos fechamentos para podermos avaliar. No sistema anterior, quando íamos realizar o fechamento, o sistema ficava uma hora rodando até fornecer os números. No Radar Empresarial isto é instantâneo. (Sandra)

Tivemos auditoria no final do ano e nos pediam para abrir e fechar o balanço várias vezes. Ganhamos tempo com o Radar. Antes seriam pelo menos de 5 a 7 horas para fechar os balanços. Com o Radar Empresarial fizemos isto de forma instantânea. (Lúcio) Além disso, usamos muito o IRPJ-Lalur que fechamos mensalmente. Usamos todos os recursos do IRPJ-Lalur e é muito tranquilo.

Além de mudarmos de sistema, mudamos de auditoria e a equipe da Emibra praticamente mudou. Mas toda a parametrização, treinamento e começo de uso do sistema ocorreu em menos de três meses. (Lúcio) Quando fomos auditados o processo foi muito rápido, isto porque utilizamos da integração dos relatórios do Radar Empresarial com o Excel.

Fonte: Visimax