Case

Goodwin

A Goodwin é uma indústria e também comércio de bombas submersas. Foi fundada em 2009 e tem sua sede localizada no estado de São Paulo. É uma das empresas que lideram o segmento de equipamento para tratamento em rejeitos de mineração e atende o mercado de mineradoras em geral, principalmente as de grande porte no Brasil e no mundo.

Dificuldades & Necessidades

A principal necessidade que a empresa tinha era o retrabalho e o custo em recursos humanos, já que a equipe ficava cerca de metade do mês refazendo o que deveria já estar pronto e alimentando várias vezes a mesma informação.

No faturamento, os processos eram realizados por um sistema gratuito disponibilizado pela Secretaria da Fazenda e, por isso, a empresa acabava sofrendo um grande atraso na emissão de notas fiscais, além da dificuldade de aproveitamento da informação.

No controle financeiro também existiam dificuldades, já que ele era feito por meio de diversas planilhas, que acabavam criando informações desencontradas e imprecisas.

Para controlar o estoque eram feitas inúmeras verificações para posteriormente fazer o fechamento, também em planilhas, não proporcionando muita confiança, o que sobrecarregava a equipe pela verificação repetitiva.

“A necessidade de implantação de um sistema ERP se deu devido ao crescimento de mercado e de obrigações junto aos governos Federal, Estadual e Municipal e também devido à cobrança de mais segurança de dados para gerar informações fidedignas de reporte à Diretoria Executiva e à Presidência, situadas em nossa matriz no Reino Unido”, descreve Adhinan Ferreira, supervisor fiscal da empresa.

Escolha & Decisão

“Era preciso escolher uma solução que atendesse desde as necessidades mais emergenciais até a operação como um todo, hoje e amanhã”, conta Ferreira.

Atualmente, a empresa utiliza o sistema ERP Radar Empresarial da WK Sistemas nos setores Comercial e Financeiro e também para a emissão de documentos fiscais, como SPED, EFD, GIA, ECD, ECF e EFD-REINF.

“O processo é escalável, então conseguimos iniciar prontamente com as questões mais emergenciais. Um mês após a aquisição já estávamos emitindo faturamento pelo sistema e o RVI estava implantado, além do contas a receber integrado.”

Adhinan Ferreira

Supervisor Fiscal

Resultados & Benefícios

Com a implantação da solução da WK foi possível ter os dados muito mais seguros e eliminar de uma vez por todas o retrabalho. “Em dois meses de uso conseguimos eliminar quatro planilhas complexas que demandavam muito retrabalho”, detalha o cliente.

Além disso, o que antes era uma dificuldade no estoque, hoje já tem uma solução com o Radar Estoque, isso porque ele agora tem grande precisão na hora de fazer a checagem.

“Hoje enviamos para a matriz relatórios confiáveis, em outras moedas e idiomas através do gerador de relatórios que temos à disposição com um excelente dicionário de tabelas já na aplicação”, explica Ferreira.

Outro ponto importante para ser destacado é a facilidade com a emissão e entrega das obrigações fiscais, que com a solução da WK Sistemas se tornaram completamente automáticas e com cruzamentos de informações sem diferenças.

“Hoje estamos em processo de implantação de outros módulos para atender à gestão de serviços, contratos com clientes e atendimentos técnicos, bem como controles de garantias e gestão por localização física dos equipamentos com georreferência”, destaca o cliente.

Fonte: Ascencio