5 Passos para precificar um produto

5-passos-para-precificar-o-seu-produtoPara que você consiga precificar o seu produto e definir o seu preço de vendas, você precisa saber seus custos e definir também quanto você quer de lucro.

Essa afirmação, por mais simplória que possa parecer, acaba por destruir grandes negócios quando negligenciadas. E acredite, há como negligenciá-la facilmente.

Na formação de preço de um produto, quando não é levado em conta as diversas despesas, custos e outros trâmites que acabam por influenciar no preço de venda do mesmo, principalmente na hora de analisar os lucros, podemos ter grande perdas de lucros ou até mesmo prejuízos.

Para melhor controle deste tipo de operação, existe uma forma que se chama markup. O markup refere-se a um índice aplicado sobre o custo do produto/serviço para a formação do preço de venda.

O que é Markup

Markup é um termo usado em economia para indicar quanto do preço do produto está acima do seu custo de produção e distribuição. Significa diferença entre o custo de um bem e/ou serviço e seu preço de venda. Pode ser expresso como uma quantia fixa ou como percentual. O valor representa a quantia efetivamente cobrada sobre o produto a fim de obter o preço de venda. Um markup é adicionado ao custo total incorrido pelo produtor de um bem e/ou serviço com propósito de gerar lucro.

É sabido que ao desprezarmos este índice, podemos formular de forma incorreta o preço final do nosso produto/serviço e isso pode acarretar prejuízos imensos. Mesmo que uma diferença pequena em um determinado produto, a um prazo médio ou mais estendido, podemos ter uma grande perda de faturamento. Imagine que você não considerou alguma despesa de seu produto, ou mesmo acabou por considerar despesas e custos, porém não previu algum desconto futuro. Percebendo isso, o preço do seu produto pode ter tido uma variação de alguns centavos, porém, pela quantidade que você vende o mesmo, pode acarretar em um prejuízo significativo.

Para saber quanto você cobra do seu cliente, para conseguir saber como você vai precificar seu produto, você deve atentar-se para:

  • Custos

    Quanto você gasta para produzir determinado produto, quais as matérias-primas e materiais necessários para compô-lo?

  • Despesas

    Quanto você gasta para vender determinado produto, quais suas despesas administrativas, com empregados, locação (estocagem), impostos, entre outras?

  • Lucro

    Quanto você deseja obter de retorno ao vender determinado produto, qual o percentual ideal, qual será sua receita?

Não podemos esquecer que, uma boa cotação de preços sobre materiais e/ou matérias-primas para compor o produto deve ser sempre levada em consideração.

https://www.youtube.com/watch?v=cisgPbtTJBg&feature=youtu.be

5 passos para precificar um produto:

  1. Considerar as despesas administrativas, financeiras, impostos, comissões e, ainda, gerar lucro.
  2. Saber quanto custa produzir o produto/serviço e os gastos com materiais e fornecedores.
  3. Definir quanto se deseja lucrar, sabendo-se que o lucro depende do quanto pode ser viável para você manter um negócio, caso o lucro não seja o pretendido.
  4. Estabelecer o preço de venda, sabendo-se quanto será cobrado por um determinado produto, e atentando-se que este deve estar diretamente ligado com a realidade do seu mercado.
  5. Prevenir-se. Não sabemos o dia de amanhã, mas podemos planejar e criar cenários, com campanhas promocionais para sabermos quanto será nosso retorno em uma possível falta de demanda. Conferir, planejar e organizar as contas, para que custos e despesas possam estar alinhados com margem de lucro, faz toda a diferença em um negócio sustentável.download-ebook-compras-estrategicas
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