Como a tecnologia pode otimizar seu departamento de finanças?

BLOG | 10/03/2022 | | < Voltar

Há tempos a tecnologia é vista como uma aliada indispensável para as empresas. Mas é preciso entender que essa aliança deve ir muito além das planilhas e das ferramentas básicas que auxiliam nas atividades do dia a dia. Afinal, como a tecnologia pode otimizar seu departamento de finanças? Com a solução certa a sua empresa terá acesso a dados muito mais claros e rápidos, ou até, conseguir prever cenários que antes pegariam os gestores de surpresa.

Em todas as áreas de um negócio, a tecnologia pode agregar e facilitar, mas em especial, no departamento de finanças, ela se mostra imprescindível. Mas afinal, como otimizar o financeiro da sua empresa com ajuda da tecnologia?

Siga com a gente e fique atento a todos os pontos.

Integrando informações de todos os setores da empresa

A comunicação falha entre o financeiro e os demais setores do seu negócio, podem trazer resultados negativos. Por isso, é importante que os departamentos estejam alinhados e que os processos de informação sejam conduzidos de forma eficiente. A ação chave para que isso funcione está na integração das informações de todos os setores. Além de promover mais rapidez aos processos da área de finanças, a assertividade será muito maior. Com um bom ERP, é possível centralizar e controlar esses dados, beneficiando todas as áreas e a gestão da empresa de modo geral. É tempo economizado e muito mais fluidez nos processos internos.

Garantindo processos seguros

Um dos grandes desafios do departamento de finanças é garantir a segurança dos processos. Com a tecnologia, isso fica muito mais fácil e a chance de erros diminui consideravelmente. Com uma ferramenta de automatização da área financeira, é possível ter ambiente seguro para a inclusão e a manutenção dos dados, com backups automáticos para evitar perdas ou até mesmo prejuízos. Outro fator importante, é a inibição de invasores, com isso você terá a segurança e a garantia de que não ocorrerão vazamentos de dados e fraudes.

Trazendo informações atualizadas e em tempo real

Análises, relatórios e entregas, tudo isso depende da atualização de dados, algo que não dá para esperar, não é mesmo? Um dos grandes ganhos de contar com a tecnologia certa para o departamento financeiro, é garantir dados atualizados em tempo real. Assim, os gestores podem acompanhar resultados instantâneos e realizar análises muito mais precisas.

Possibilitando boas análises de cenários

Na hora de analisar cenários é necessário ter acesso ao maior número de informações, que elas estejam atualizadas e sejam claras, afinal, é a hora de “prever o futuro” da empresa. Construir relatórios, acompanhar gráficos e parametrizar são processos que podem ser muito mais fáceis se o financeiro utilizar um sistema automatizado. Com essa tecnologia as análises serão completas e mais reais, afinal, agora é possível colher informações de forma rápida e eficiente.

A análise de cenários é um dos pontos mais impactados pelo Planejamento Orçamentário. Sobre isso temos um e-book gratuito. É só clicar na imagem abaixo.

Tecnologia e solução, a WK pode te ajudar

Já apresentamos os motivos de apostar na tecnologia, mas você sabe qual solução é a ideal para o seu negócio?  Escolha uma ferramenta que atenda às necessidades da sua empresa de maneira integral. Uma das soluções mais indicadas é o software ERP, como o WK Radar, desenvolvido pela WK para que sua empresa alcance os melhores resultados.

Nosso ERP integra processos de vendas, cobranças, recebimentos, orçamentos, pagamentos, conciliações, compras, gestão por centro de resultados e fluxo de caixa para empresas de todos os portes e segmentos. O WK Radar também preza pela autonomia do usuário. É um sistema simplificado, intuitivo e muito seguro. Definitivamente, a melhor solução para aumentar a produtividade de uma empresa.

Interessante, não é mesmo? Para saber mais sobre as nossas soluções de gestão financeira, entre em contato com a nossa equipe. Estamos prontos para ajudar você a impulsionar o seu negócio.

Tags: ,

Comentários