Para compreendermos o aparecimento da indústria de transformação no Brasil, temos de voltar um pouco no tempo, entendendo o processo de industrialização em nosso país.
Comparado com outros países, o Brasil é uma nação recentemente industrializada. Embora a Revolução Industrial tenha começado no século XVIII, com maior impulso a partir de 1760, por aqui esse processo chegou apenas no século seguinte, XIX. Entre 1808 e 1930, tivemos a implantação de algumas importantes indústrias no país, com destaque para aquelas ligadas à extração de minérios, têxtil (tecidos), juntamente com as de calçados e alimentos.
E é justamente neste momento que começa a “nascer” a nossa indústria de transformação.
Mais adiante, a partir de 1930, houve um considerável empenho de investimento para fortalecer a produção industrial. Tanto o governo, quanto a iniciativa privada, envidavam esforços nesse sentido. Paralelamente, desenvolveu-se o setor energético (que alimenta a indústria) e o de logística (que faria com que seus produtos fossem distribuídos).
Hoje, de acordo com o Perfil da Indústria Brasileira, a indústria de transformação é responsável por 11,3% do PIB. Os principais setores são: alimentação, derivados de petróleo e biocombustível, químicos, metalurgia, veículos automotores, máquinas e equipamentos, celulose e papel, produtos de metal, borracha e material plástico e bebidas.
Confira com a gente um apanhado geral do que você vai encontrar no e-book!
- Transformação x Beneficiamento
- De alimentos às peças do seu automóvel
- Desafios a serem superados
- Tecnologia como ferramenta de superação
Baixe o e-book gratuito e tire todas as suas dúvidas sobre o tema. E, claro, se quiser saber mais sobre as soluções da WK, entre em contato conosco: (47) 3221-8888.
Comentários