A tão esperada Reforma Tributária já chegou, e com ela, uma nova realidade para empresas de todos os portes. Em meio a tantas mudanças, uma área crítica precisa de atenção imediata: a gestão de fornecedores.
Sendo assim, se sua empresa ainda não mapeou a cadeia de suprimentos, mantém contratos desatualizados ou não possui um sistema que capture os dados fiscais corretamente, é hora de agir.
O que você precisa saber sobre fornecedores antes da Reforma Tributária chegar?
A seguir, listamos os 10 insights práticos sobre fornecedores na Reforma Tributária para você se preparar antes que as mudanças cheguem.
1. Mapeie todos os seus fornecedores
Primeiro, crie uma lista completa de todos seus fornecedores, todos mesmo:
- Insumos;
- Materiais de expediente;
- Materiais de uso e consumo;
- Ativo imobilizado;
- Prestadores de serviço;
- Contratação de aluguel;
- Quaisquer outros forncedores;
Ou seja, todos, sem exceções!
2. Verifique o cadastro de fornecedores no seu ERP
Todos os fornecedores estão devidamente cadastrados no seu sistema de gestão? Se não estiverem, esse é o próximo passo então: atualize o quanto antes.
3. Registre o regime tributário do seu fornecedor
Saber se o fornecedor está no Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real é essencial, pois isso impacta diretamente na geração e no aproveitamento de créditos.
Por isso, verifique qual o regime tributário de cada fornecedor e faça o registro disso no seu ERP.
4. Revise os contratos com os seus fornecedores
Você tem contratos com todos os fornecedores? Eles preveem cláusulas de reajuste? Fique de olho nesse ponto, pois talvez esteja na hora de rever alguns contratos!
5. Entenda os impactos nos preços
Você precisa conversar com os seus fornecedores e entender o que vai mudar no preço do que você está comprando/contratando.
6. Analise a sua relação de fornecedores: quem vai gerar créditos tributários?
Fornecedores no Lucro Real ou Presumido vão gerar crédito integral dos tributos para o seu negócio. Para entender como vai funcionar o IVA e os créditos tributários, acesse este conteúdo!
7. Quem são os fornecedores que não geram créditos integrais?
Por outro lado, considerando os seus fornecedores que tributam no Simples Nacional: existe a tendência de eles oferecerem menos créditos tributários sobre as suas compras.
8. Seus fornecedores estão emitindo notas para a sua empresa?
Estamos falando de documentos fiscais eletrônicos: NF-e, NFS-e, CT-e, NFCom. Em suma: a emissão desses documentos precisa estar em dia!
9. IBS e CBS precisam ter destaque nas notas para gerar créditos
Se o seu fornecedor está emitindo os documentos fiscais, mas sem destaque para os novos tributos, não vai rolar crédito tributário! Fique de olho.
10. Seu sistema está preparado para a Reforma Tributária?
O seu sistema tem estrutura para capturar, validar e fazer a manifestação do destinatário das notas fiscais de compras? Tudo isso mantendo assim o compliance com as regras tributárias de fiscais?
O problema não é a mudança, é a falta de estrutura para lidar com ela!
A Reforma Tributária não será simples, mas com planejamento e organização, ela pode ser encarada como uma oportunidade de evolução para sua empresa.
Portanto: reavalie seus fornecedores, revise contratos e invista em tecnologia.
Para dar o próximo passo, conheça o WK Radar, a ERP que pode transformar sua gestão:
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