As grandes empresas do país têm até 28 de fevereiro para enviarem ao sistema do eSocial suas informações enquanto empregadores e as respectivas tabelas. Os empregadores que não observarem este prazo estarão sujeitos a penalidades e multas. A medida faz parte da etapa inicial da implantação do eSocial destinada a empresas com faturamento anual superior a R$ 78 milhões.
Segundo informações do Portal do eSocial, ao todo, estão incluídas neste grupo mais de 14,4 mil empresas e 15 milhões de trabalhadores. A partir de 1º de março, os grandes empregadores já precisam enviar informações relativas aos seus trabalhadores e seus vínculos com as empresas ao sistema, como admissões, afastamentos e demissões, por exemplo. É importante destacar que os empregadores que não observarem o prazo para o envio das informações iniciais relativas às empresas não conseguirão incluir os chamados eventos não periódicos – relativos aos trabalhadores – já que o envio das informações iniciais das empresas é condição para a inclusão das informações seguintes.
“Estamos agora concluindo a primeira etapa em que os dados cadastrais dos empregadores já estão povoando a nova base do eSocial. A partir desta segunda fase – que começa agora nesta quinta-feira – o eSocial passará a contar com os dados de mais de 15 milhões de trabalhadores. Essa fase é fundamental para o projeto porque, a partir de agora, a gente passa, de fato, a contar com os vínculos trabalhistas já na base do novo sistema do eSocial. Isso já começa a nos dar, pelo volume de dados que nós passamos a ter na base, a solução tecnológica definitiva que tantas vantagens trará ao setor produtivo, aos trabalhadores e ao governo brasileiro”, comentou o assessor especial para o eSocial, Altemir Linhares.
Próximas etapas eSocial
A primeira etapa foi dividida em cinco fases – distribuída entre os meses de janeiro, março, maio e julho deste ano e janeiro de 2019 – nas quais as grandes empresas do país deverão gradativamente incluir suas informações no eSocial. A partir do próximo mês de julho, o eSocial dá início a segunda etapa de implantação do programa destinada a todos os demais empregadores privados do país, incluindo micro e pequenas empresas e MEIs. Para este segundo grupo, o processo de incorporação ao programa também se dará de forma escalonada entre os meses de julho, setembro e novembro de 2018 e janeiro de 2019. Já para os empregadores públicos, o processo de implantação ao eSocial começa em janeiro de 2019 e segue até o mês de julho do ano que vem.
Calendário completo de implantação do programa
Fonte: texto elaborado com informações do Portal eSocial
Soluções WK
A WK dispõe de uma solução fácil e segura para o eSocial. Clientes do software Radar Folha, tem a possibilidade de verificar as inconsistências, sem custos, por meio do Auditor, validando os eventos da carga inicial e identificando as inconsistências cadastrais dos eventos iniciais e de tabela.
Conheça as soluções WK, sua empresa fica preparada para todas as demandas do eSocial.
[inbound_button font_size=”20″ color=”#c8232b” text_color=”#ffffff” icon=”” url=”http://materiais.wk.com.br/tudo-o-que-sua-empresa-precisa-saber-sobre-o-esocial” width=”” target=”_blank”] VEJA O PASSO A PASSO ESOCIAL[/inbound_button]
Tags: esocial, Multas eSocial
Comentários