Quatro estratégias essenciais de gestão para pequenos empreendedores

Já pensou na quantidade de funções acumuladas por um empreendedor? Vamos considerar um pequeno restaurante, por exemplo. É importante que o dono do negócio esteja presente durante toda a operação. Ele vai abrir o estabelecimento, se certificar de que a cozinha esteja entregando os pratos corretamente e no tempo adequado, se os garçons estão atendendo bem o público, o movimento do bar e depois do fechamento preparar o ambiente para o dia seguinte.

Além disso, contando que o restaurante só funcione durante a noite, ele precisa usar o dia para cuidar das compras, garantir o estoque e, ainda por cima, cuidar da contabilidade, da estratégia de marketing e das mídias sociais. Quando falamos de pequenas empresas, é comum que o empreendedor seja responsável por todas essas tarefas. E isso pode sobrecarregar qualquer um. Pior ainda, alguma questão fundamental pode ser deixada de lado, frente à correria do dia a dia.

Por isso, trago aqui alguns pontos importantes para gestão de pequenas empresas:

1. Garanta o capital de giro

Quando alguém abre um negócio próprio, seja ele de qualquer segmento, um dos maiores desafios é o capital de giro: ter dinheiro para fazer a operação acontecer e conseguir investir na implementação de produtos e serviços. Isso inclui o gasto com tributos e folha de pagamento, além de insumos, aluguel de espaço físico e equipamentos.

Durante os primeiros meses, é muito comum que o negócio não seja lucrativo. Por isso, é essencial que o empreendedor tenha uma reserva financeira para que ele consiga manter a operação até que ela comece a entregar o retorno do investimento.

2. Cuide muito bem do fluxo financeiro

Sabemos que muitos empreendedores decidiram abrir seu próprio negócio pensando em fazer diferente dos empregadores que tiveram anteriormente. “Eu nunca vou atrasar um salário” é um pensamento frequente. De fato, ninguém (de boa fé) quer fazer isso. Mas às vezes acontece se não existe uma gestão financeira cuidadosa.

É necessário saber exatamente quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo no fluxo de caixa de um negócio. Identifique possíveis gargalos e se certifique de que existe capital suficiente para pagar fornecedores, gastos fixos e a equipe. Além disso, não cometa o equívoco de misturar sua conta pessoal com a da empresa. Isso pode gerar dores de cabeça desde o básico da organização até problemas tributários mais sérios.

3. Tenha uma visão completa do seu negócio

Pode parecer óbvio, mas muitos fundadores de empresas carecem da visão sistêmica dos seus próprios negócios, o que é inadmissível. O bom líder contrata bons profissionais e os treina devidamente, mas nunca deve perder o entendimento sobre cada área da empresa.

Além disso, ele deve entender onde a empresa se encaixa no mercado. Ou seja, fazer um benchmark da concorrência. Só assim ele conseguirá compreender o diferencial competitivo que entrega, o que falta, como os concorrentes se comportam e o que oferecem aos seus respectivos clientes.

Isso também é imprescindível para ajudar na estratégia de precificação dos produtos ou serviços que oferece. Pense que todos os gastos de uma empresa precisam estar incluídos, proporcionalmente, nos preços praticados, mas eles não podem estar muito fora da curva do resto do mercado. Tudo depende do ambiente e serviço oferecido. Se você oferece um atendimento de qualidade em um local agradável, bem decorado e confortável, pode cobrar mais nos produtos – mas, se cobrar demais, perderá clientes.

4. Conte com a ajuda de um contador

É muito difícil que um empreendedor seja capaz de conhecer toda a realidade tributária do seu negócio sem dispor de um conhecimento técnico muito vasto. Por isso, contar com um contador ou um advogado especializado pode fazer toda a diferença. Os detalhes dessa parte da administração podem ser intensos, envolvendo questões de impostos, contratação e cuidados com eventuais multas – que podem até chegar a quebrar um empreendimento, são diferentes para cada segmento, inclusive variando entre estados brasileiros. Esse apoio deve estar presente desde a estruturação do negócio e durante todas as etapas do crescimento.

Portanto, ter cuidado com cada etapa do processo da gestão de uma empresa é fundamental para o sucesso do empreendimento. E lembre-se: ninguém consegue abraçar o mundo. Contando com o apoio de profissionais responsáveis, competentes e comprometidos, além de tecnologias disponíveis no mercado, desenvolvidas para automatizar o fluxo de informações entre cada um dos pontos acima, vamos mais longe.

Por Odair Behnke, Gestor de Operações com Mercado da WK

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